Professora empreende lançando livros sobre educação antirracista

educação antirracista

Josy Asca, uma professora paulista de 41 anos, enfrentou o racismo desde cedo em sua vida. 

Formada em pedagogia e pós-graduada em gestão escolar, africanidades e cultura afro-brasileira, Josy decidiu combater a intolerância após ter seu filho caçula, Jorge Alexandre,uma criança branca, e vivenciar novas nuances de preconceito.

 A Jornada Contra o Racismo

Josy, que já era mãe de Maycon, agora com 19 anos, sentiu na pele as discriminações por não ter a mesma cor de pele que seu filho mais novo. 

Assim sendo, decidida a enfrentar essa realidade, ela se tornou empreendedora e começou a publicar seus próprios livros.

Esses, voltados para o público infantil e focados em educação antirracista.

Da Sala de Aula ao Empreendedorismo

Como professora da rede municipal de São Paulo, Josy atua em um centro de educação infantil e também dá palestras, participa de rodas de conversa.

E inspira profissionais de diversas áreas a combater o preconceito racial. 

Nesse sentido, sua jornada rumo à educação antirracista começou na faculdade.

Assim sendo,  decidiu dedicar-se ao estudo e combate ao preconceito racial.

Josy enfrentou situações constrangedoras com seu filho mais novo, desde ser questionada se era a cuidadora até ter que provar o parentesco para obter atendimento médico. 

Assim sendo, essas experiências a levaram a escrever livros infantis, como “Akin e Sua Cor Preciosa” e “Lute Como uma Professora Negra”,

que abordam a diversidade, o empoderamento e a história de personagens negros de forma lúdica e educativa.

Além de escrever, Josy é responsável por todo o processo de criação, divulgação e comercialização de seus livros, atuando de forma independente para garantir qualidade e lucratividade.

Leia também:História de sucesso: a jornada da marca Resisto na moda afro

Nesse sentido, para ela, escrever é uma forma de promover conhecimento e aceitação das crianças, pretas e brancas, em relação às suas origens e identidades.

Nesse sentido, ao compartilhar sua história e conhecimento, Josy Asca demonstra que a educação antirracista é uma luta diária que começa na infância.

Além disso, a promoção pode ser alcançada por meio da literatura e do empreendedorismo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *