Certas coisas na hora de vender permanecem iguais. O feedback dos clientes ainda é o determinante na hora da compra.
Conforme a era do comércio digital avança, os cuidados permanecem. Alguns, inclusive, são até ampliados para novas medidas.
Uma decisão que permanece certa: a noção de compra da maioria dos consumidores é a mesma, e as preocupações também.
Nos tempos antigos, antes da expansão do marketing, o boca a boca era a melhor forma de vender. Era o hábito que existia para passar informações.
Anúncios eram eficazes, mas a palavra final sempre surgia de algum amigo ou parente. Era o certificado que o produto precisava. Hoje em dia, a palavra final vem das reviews da internet. Se de 0 à 5 estrelas o seu produto tem duas e seu concorrente tem quatro, você tem um problema.
É muito mais tentado para quem está chegando agora comprar baseado nas noções que já passamos aqui sobre como apresentar seu produto. Agora, a partir de tudo o que você aprendeu, sabe lidar com críticas?
Um estudo recente afirma que 80% dos consumidores fazem suas compras baseado na experiência de outros usuários. Como incorporar isso para o seu E-commerce?
Trabalhando com o feedback dos clientes
Cerca de 67% das pessoas que compram pela internet não olham somente o produto. Existe todo um processo por trás.
Normalmente envolve a reputação da marca, o valor, o nome que a empresa leva para, assim, alcançarmos o destino que é o produto ou serviço. Se sua loja virtual estiver marcada de forma negativa, de nada vai adiantar ter o melhor produto.
Mais da metade dos entrevistados afirmou gostar de escrever uma resenha sobre o produto. Isso deve ser visto com bons olhos. Existe uma recepção e um senso de camaradagem dentro dos compradores.
O lojista deve ser o responsável por pegar esse feedback dos clientes e transferir isso para o que está sendo vendido:
- Saiba reconhecer as suas falhas
Entenda as limitações do seu produto. Principalmente para quem está começando, talvez a qualidade não seja a melhor possível. Não minta sobre isso. Busque sempre corrigir os defeitos
- Trabalhe para melhorar
Aprenda com as críticas. Se algo não estiver funcionando do jeito que deveria, recomece. Peça dicas de quem te acompanha no dia a dia. Faça formulários que possam auxiliar na fala dos clientes.
- Converse com quem compra
Além de ler, pergunte sobre o que mais eles acharam. Se puderem preencher algum tipo de questionário cobrindo as diversas capacidades do produto, apresente isso.
Não se limite na hora de aprender. Se estiver precisando de mais dicas, confira aqui outras objeções na hora de vender que fazem os clientes não comprarem seu produto.