O que é Tráfego Orgânico e como aumentar as visitas no seu ecommerce?

trafego organico

Tráfego orgânico são as visitas que acontecem sem a necessidade de investir em anúncios pagos ou patrocinados, provenientes de buscas por determinados termos. 

Assim sendo, uma das maneiras mais econômicas e consistentes de conseguir visitantes para o seu site é o tráfego orgânico, ou seja, as visitas provenientes de mecanismos de busca, que não dependem de investimentos em publicidade.

Para se ter ideia da importância que esse tipo de tráfego pode ter, de acordo com uma pesquisa da BrightEdge, ele é a fonte dominante de buscas, responsável por cerca de 53% de todo o tráfego da internet. 

Também corresponde a mais de 35% do total de acessos de sites brasileiros, segundo o Panorama de Marketing 2023 da RD Station.

Índice

  1. O que é Tráfego Orgânico?
  2. Tipos de Tráfego
  3. Vantagens e Desvantagens
  4. Como Melhorar o Tráfego Orgânico

O que é Tráfego Orgânico?

Tráfego orgânico diz respeito às visitas não provenientes de anúncios pagos que um site recebe. 

Ou seja, pessoas que fazem uma busca na internet e encontram páginas correspondentes, de forma natural. 

Para ter tráfego orgânico, é necessário que o site esteja bem posicionado nos mecanismos de busca, como o Google. 

Dessa forma, conforme os usuários procurarem por determinados termos, encontrarão a informação entre os primeiros resultados do ranking.

Tipos de Tráfego

Tráfego Orgânico

Os resultados orgânicos são aqueles posicionados logo após os que têm um indicativo “patrocinado” nos sites de busca e que não necessitam de aporte de investimento para aparecerem. 

Esses resultados seguem a lógica de que, quanto mais para cima estiverem, maior será a chance de os interessados clicarem para saber mais, tendo contato com a marca, seu conteúdo e seus produtos ou serviços.

Tráfego Pago

O tráfego pago é todo aquele que necessita de investimento em dinheiro para aparecer para quem busca por determinado assunto, produto ou serviço. 

Deste modo, são anúncios publicitários, que podem aparecer nos mecanismos de busca ou em outras plataformas (como Facebook ou Instagram).

Saiba mais:O que é Tráfego Pago? Saiba como aplicar no seu ecommerce

Tráfego Orgânico

Tráfego Direto

O tráfego direto também não vem de fontes pagas, mas se difere do orgânico por, como o nome diz, ser acessado diretamente. 

Isso quer dizer que os visitantes que vêm por esse meio digitaram manualmente o endereço do site na barra de endereços do navegador, clicaram em um dos endereços na pasta de favoritos ou enviados por eles por algum conhecido.

Tráfego Social

No caso do tráfego social, a pessoa acessa um site ou loja online ao clicar em anúncios em redes sociais, como Instagram, Facebook ou TikTok. 

Esse tipo de tráfego também exige investimento financeiro por parte das empresas, sendo que há diversos formatos de publicidade sociais disponíveis, de acordo com cada plataforma e objetivo.

Referência

Por fim, o tráfego de referência diz respeito às visitas que vieram de outros sites, sem ser da busca orgânica ou de anúncios. 

Dessa forma, a fonte pode vir de links em blogs, mídias sociais, fóruns, sites relacionados ou parceiros.

Vantagens e Desvantagens

Vantagens e Desvantagens do Tráfego Orgânico

O tráfego orgânico tem um valor de investimento relativamente baixo, pois não exige custos adicionais com publicidade. 

Ao mesmo tempo, costuma ter mais credibilidade perante o público, já que são resultados exibidos de acordo com a afinidade do tema, qualidade do conteúdo ou popularidade das páginas — e não de maneira imposta, como os anúncios.

Vantagens e Desvantagens do Tráfego Pago

Em contrapartida, o tráfego pago tem como vantagens o fato de ter uma amostra de público controlada e segmentada de acordo com critérios bastante específicos. 

Ou seja, seus resultados costumam ser mais rápidos que os da estratégia orgânica, mas tem a desvantagem de ser pago, sendo necessário o investimento contínuo em publicidade para conseguir ter consistência e sucesso nas campanhas.

Benefícios do Tráfego Orgânico

Chegou a hora de conhecer os principais benefícios do tráfego orgânico e colocar a mão na massa. Confira:

  1. Custo-benefício
  2. Tráfego qualificado
  3. Credibilidade
  4. Visibilidade constante
  5. Relacionamento com o consumidor
  6. Menos dependência de anúncios

Como Melhorar o Tráfego Orgânico?

Produza Conteúdo de Qualidade

O principal pilar da busca orgânica é o conteúdo. Os motores de busca, como o Google, possuem algoritmos que classificam as páginas de acordo com a relevância de informações que trazem. 

Assim sendo, identificando se estão alinhadas com as expectativas do usuário.

Invista em Múltiplos Formatos

A diversidade de formatos nos conteúdos também é uma forma de mostrar preocupação com os interesses do público. 

Afinal, há muitas formas diferentes de consumir informação e, se o seu site englobar diversas delas, a probabilidade de atingir mais gente aumenta.

Estude Palavras-chave

Como o tráfego orgânico se relaciona diretamente com a busca por termos específicos é muito importante que você pesquise os interesses da sua persona e quais são as palavras-chave relevantes para o seu nicho.

Ofereça uma Boa Experiência de Usuário

Outro fator que tem muita relevância para atrair visitas orgânicas é a boa experiência de usuário, também conhecida como UX.

 Trata-se de oferecer todos os recursos possíveis para melhorar a usabilidade e fazer com que os seus visitantes consigam encontrar o que procuram de forma clara, rápida e fluida.

Otimize o Site Constantemente

A otimização também faz parte da estratégia para conseguir aumentar o tráfego orgânico, já que é um indicativo de que há preocupação com a qualidade de entrega aos usuários. 

Otimizar o conteúdo significa usar boas descrições e imagens para os produtos, revisar o conteúdo de blog posts, tornando-os mais atraentes e atualizados, usar palavras-chave e textos objetivos em títulos. 

Além disso, meta titles e meta descriptions, incluir texto alternativo na descrição das imagens, entre outras ações.

O que é tráfego orgânico e o que significa para as lojas virtuais? - Blog  Climba Commerce

Vincule a Outras Estratégias

Ainda que o tráfego orgânico aconteça naturalmente, não custa nada impulsionar o conteúdo que você teve tanto trabalho para produzir, certo? 

Dessa forma, dissemine os textos e páginas que criar nas redes sociais da marca, em grupos de venda do Telegram, via lista de transmissão no WhatsApp ou por e-mail, de acordo com a sua estratégia.

Analise e Ajuste Constantemente

Por último, utilize ferramentas de análise para monitorar o desempenho do site e identificar padrões e tendências de tráfego.

Assim sendo,  os dados são importantes para entender quais páginas estão performando melhor ou não na busca orgânica, pois assim você conseguirá ajustar o que for necessário para ter mais sucesso.

Conclusão 

Para concluir o texto sobre tráfego orgânico para e-commerce, é essencial reforçar a importância de uma estratégia consistente e bem executada.

Assim sendo,  investir em SEO e conteúdo de qualidade não apenas aumenta as chances de atrair visitantes qualificados de forma orgânica, mas também fortalece a credibilidade da marca, reduz a dependência de anúncios pagos e estabelece um relacionamento duradouro com os consumidores. 

Além disso, manter-se atualizado com as melhores práticas de otimização e análise contínua dos resultados são fundamentais para garantir um crescimento sustentável do tráfego do ecommerce ao longo do tempo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *