Uma pesquisa recente realizada pela Quaest revelou dados interessantes sobre a percepção dos brasileiros em relação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu governo. O estudo, realizado entre os dias 25 e 27 de fevereiro, ouviu 2 mil pessoas em 120 municípios do Brasil, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
De acordo com os resultados, 51% dos entrevistados aprovam o trabalho do presidente Lula, enquanto 46% o desaprovam. Esta aprovação teve uma queda de três pontos percentuais em comparação com a pesquisa anterior, realizada em dezembro de 2023, quando 54% aprovavam o trabalho de Lula. Por outro lado, a desaprovação subiu, passando de 43% para os atuais 46%.
Percepções por segmento
Entre os evangélicos, o índice de desaprovação de Lula é de 62%, com apenas 35% dos entrevistados deste público aprovando o trabalho do presidente. Esse segmento registrou um aumento de 6 pontos percentuais na desaprovação e uma queda de 6 pontos na aprovação em relação à pesquisa anterior.
A aprovação do trabalho de Lula também varia de acordo com a faixa salarial. 61% dos entrevistados que ganham até dois salários mínimos aprovam o trabalho do presidente, enquanto esse índice é de 45% entre aqueles que recebem de dois a cinco salários mínimos e de 54% entre os que ganham mais de cinco salários mínimos.
Avaliação geral do governo Lula
Além da aprovação do trabalho do presidente, a pesquisa também avaliou o governo de Lula de forma geral. Nesse aspecto, 35% dos entrevistados avaliaram o governo de forma positiva, enquanto 34% o avaliaram negativamente. 28% fizeram uma avaliação regular e 3% não souberam ou não responderam.
Percepção econômica e comparação com Bolsonaro
Quanto à economia brasileira, 38% dos entrevistados acreditam que ela piorou nos últimos 12 meses, enquanto 26% acreditam que melhorou. Em relação aos próximos 12 meses, 46% esperam uma melhora na economia, enquanto 31% acreditam que ela vai piorar.
Por fim, a pesquisa pediu aos entrevistados que comparassem os governos de Lula e do ex-presidente Jair Bolsonaro. Nesse quesito, 47% consideram o governo Lula melhor do que o governo Bolsonaro, enquanto 38% acham o contrário. 11% acreditam que os governos são iguais.
Esses dados refletem a complexidade das percepções políticas e econômicas da população brasileira, mostrando que há uma diversidade de opiniões e expectativas em relação ao atual governo e ao cenário político do país.