Faturamento do E-commerce no Dia dos Pais Cresce 6,3% de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA)

O Dia dos Pais é uma data tradicionalmente celebrada com presentes e reconhecimento aos pais em todo o país. O cenário do varejo durante esse período é sempre observado com atenção para entender as tendências de consumo e o impacto nos negócios.
 
De acordo com os dados coletados pelo Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), no período de 7 a 13 de agosto, próximo ao dia dos pais, as vendas por e-commerce tiveram um crescimento significativo de 6,3% em comparação ao mesmo período de 2022. Além disso, as vendas presenciais também registraram um aumento, embora mais modesto, de 2,0%. No contexto geral do varejo, a alta foi de 2,3%.

Variação nas Vendas por Segmento

O ICVA também revelou que houve um incremento de 1,8% nas vendas dos segmentos tradicionalmente associados a presentes, que se distribui da seguinte maneira:
 
11,3% – Cosméticos e Higiene Pessoal;
3,3% – Livrarias, Papelarias e Itens Relacionados;
2,6% – Móveis, Eletrodomésticos e Departamento;
1,6% – Óticas e Joalherias.
 
Enquanto isso, as vendas dos demais setores do varejo apresentaram um aumento de 2,4%. Nessa categoria estão inclusos os segmentos que, embora não estejam intrinsecamente ligados a presentes, também são impulsionados pelo dia dos pais, como Bares, Restaurantes, Turismo e Transporte, por exemplo.

Variações por Região

Quando analisamos somente o varejo físico, todas as regiões do Brasil registraram crescimento nas vendas, com exceção do Nordeste, que teve uma leve queda de 0,4%. A região Sudeste teve um aumento de 2,7%, seguida pelo Norte, com 2,3%. Logo após, vêm o Sul, com um crescimento de 1,9%, e o Centro-Oeste, com 1,5%.
 
Os estados que se destacaram no desempenho foram:
 
+4,9% – Minas Gerais;
+4,6% – Rio Grande do Sul;
+4,1% – Distrito Federal;
+3,4% – Rio de Janeiro.
 

Desvendando o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA)

O ICVA, elaborado pela área de Inteligência de Mercado da Cielo, tem como propósito oferecer um panorama mensal do cenário varejista no Brasil com base em informações reais. Esse índice é gerado por meio da análise das vendas de 18 setores distintos registrados pela Cielo, abrangendo desde pequenos lojistas até grandes varejistas.
 
Essa ampla base contempla quase 1 milhão de varejistas credenciados à companhia. A influência de cada setor no resultado final do indicador é determinada pelo seu desempenho no mês em questão.
 

Método de Cálculo

Desenvolvido por meio de modelos matemáticos e estatísticos aplicados à base de dados da empresa, o ICVA tem como objetivo isolar os efeitos provenientes do comportamento competitivo do mercado de credenciamento (como a flutuação de market share) e da substituição de cheque e dinheiro por transações eletrônicas.
 
Dessa forma, o indicador não apenas reflete a atividade comercial baseada em transações com cartões, mas também abrange a dinâmica real de consumo no ponto de venda.
 
Vale mencionar que a Cielo enfatiza que o ICVA não é, de forma alguma, uma prévia dos resultados financeiros da empresa. Os resultados da Cielo são influenciados por uma variedade de fatores, tanto em termos de receitas quanto de custos e despesas.
 
Portanto, o ICVA fornece uma perspectiva valiosa sobre o panorama varejista do país, mas não é um indicativo direto do desempenho da própria Cielo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *