Como se livrar da dependência do Mercado Livre?

Sim, é possível se livrar da dependência do Mercado Livre. Se você vende no Mercado Livre já deve ter percebido que a concorrência pela atenção das pessoas e no preço dos produtos é enorme. E isso torna a o desenvolvimento do negócio muito difícil.

Grandes players tendem a ter melhores condições de negociação, complicado quem está começando competir em termos de preços com eles.

Em algumas situações, de forma inacreditável, é possível encontrar preços menores do que os do próprio fabricante.

Ser dependente das vendas no Mercado Livre não é um bom negócio e se você busca por soluções para que o seu e-commerce se desenvolva, veio ao lugar certo.

A Comunidade Ecommerce já preparou até um vídeo com essas dicas que você pode assistir o vídeo aqui. Ou então continua a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

Vender no mercado livre é bom?

Claro! A plataforma é uma excelente opção, em especial para quem está começando o seu e-commerce. Muita gente começa a loja online no Mercado Livre e obtém bons resultados nas vendas, mas com uma baixa margem de lucro.

É bom saber que o Mercado Livre é uma plataforma gigante, acessada por milhões de pessoas mundo afora e isso significa um público que pode sim ser explorado para as vendas.

Com o cadastro dos produtos feito de forma correta e uma boa política de anúncios é possível vender consideravelmente bem.

No entanto, com o tempo o vendedor acaba percebendo que depender apenas dessa plataforma “sufoca” os lucros. O vendedor no mercado livre está dentro de uma guerra de preços e fica obrigado a praticar margens muito baixas para garantir a saída dos produtos.

Vende bem, mas ganha pouco, e essa é a parte ruim.

Pode parecer um paradoxo: vender no mercado livre é bom, mas tem uma parte ruim? É mais ou menos isso. Na verdade, estar presente no Mercado Livre é ótimo, mas depender exclusivamente dele não é aconselhável. Vamos entender melhor!

Fugindo da dependência do Mercado Livre

Pense bem…

Os clientes que você consegue por meio do Mercado Livre são realmente seus clientes ou eles têm uma relação com o seu negócio apenas por causa da plataforma?

Lembre-se que os clientes estão em busca de preços mais baixos e a qualquer momento eles podem deixar de comprar em sua loja virtual e migrar para algum outro e-commerce presente no Mercado livre.

Você não tem sequer o email deles para fazer um bom pós-venda ou criar ações que te interessem. Então eles são clientes, na realidade, da plataforma.

Quando você se livra da dependência do Mercado Livre, consegue ter um negócio mais sólido, mas isso não quer dizer necessariamente se desligar da plataforma.

Manter o seu negócio no Mercado Livre e criar uma base de clientes também fora dele é uma necessidade estratégica para alavancar os lucros.

Dica! Veja o vídeo “5 fontes de tráfego para seu ecommerce” e conheça mais sobre o assunto.

Melhore a experiência de compra e atraia clientes

Crossell e Upsell são estratégias de crescimento de vendas a partir da melhoria da experiência do cliente.

Você já sabe, a possibilidade de um cliente voltar à sua loja virtual após uma experiência de compra bem sucedida é muito maior.

O upsell consiste no incentivo ao cliente para comprar um produto mais avançado do que ele pretendia inicialmente.

Já o crossell é a venda de produtos complementares à do produto que acaba de ser adquirido pelo comprador.

Em outras palavras… uma vez que você conseguiu a atenção do comprador (o que pode ser feito por meio do Mercado Livre), tente fazer a melhor venda possível.

Após ter sucesso nessa venda, e uma vez que você já conhece a necessidade do cliente, tente vender produtos que complementem a primeira negociação e amplie a margem de lucros… (atraindo-o para o seu site de vendas).

Como fazer isso?

Criando um relacionamento a partir da primeira experiência de venda.

Uma vez que ele já comprou de você, capte o email do cliente, coloque-o na sua lista de e-mails, uma plataforma de CRM ou para os eu próprio site.

Dessa forma a captação do cliente a partir do Mercado Livre passa a fazer muito mais sentido.

Note que o Mercado Livre é uma excelente plataforma para você captar o cliente pela primeira vez, e para o aprendizado de iniciantes.

A partir do momento em que você tem essa experiência, abra a sua própria loja online, aplique estratégias.

(como Facebook Ads, Google Ads e outros tipos de anúncios).

Pode continuar no Mercado livre para captar novos clientes, mas depender apenas dele vai minimizar as suas possibilidades de ganho.

Quer mais dicas? Se liga no canal Comunidade Ecommerce e faça mais e melhores negócios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *