Um dos grandes desafios para quem está começando se encontra no básico. Saber como precificar seu produto corretamente é uma dificuldade. Existem certas nuances a serem obtidas na hora de definir um preço sem sofrer financeiramente ou ficar para trás no mercado.
Afinal, mesmo querendo vender cada vez mais, existe um limite entre o que é gasto e o que é obtido. Para entender isso tudo, é preciso muita atenção.
Para entender mais sobre, é preciso ter essa noção: o preço está diretamente ligado ao valor que a sua oferta está gerando na cabeça do seu cliente. Ter o melhor produto as vezes não significa ter a melhor oferta. Principalmente para quem está começando.
É preciso gerar um valor na cabeça do consumidor. Algo que convença de fato o porque comprar na sua loja.
Você pode ter os melhores grãos de café do mercado, mas seus clientes nunca provaram. Como incutir isso neles?
É ai que entra o estudo com base no lucro.
Como precificar seu produto: trabalhe com essas nuances
Entenda como por em prática essas técnicas.
- Diferenciação
Mesmo que você e sua loja conheçam bem o que vendem, é preciso mostrar isso. Seu produto deve ser comprado em relação à concorrência por qual motivo? Procure diferenciar dos demais principalmente na hora de apresentar.
Saiba como apresentar seus produtos de maneira correta. Apresente uma descrição bem detalhada contando as origens, o processo, o motivo dele estar sendo vendido dessa maneira.
- Exclusividade
Induzir exclusividade é algo positivo. Seu cliente começa a acreditar que está comprando algo diferente e único. Começa a surgir uma urgência para ter tal produto. Para tanto, crie também uma necessidade. Esse produto é diferente dos demais e é por isso que seu comprador precisa adquiri-lo.
Saiba trabalhar com essa urgência induzindo urgência. Se for uma edição limitada, use isso como argumento na hora de divulgar. Seu público pode ter interesse no tempo de compra.
- Bônus
O que está sendo entregue para o cliente de forma figurativa? Existe algo a mais, além do produto? Uma mensagem de agradecimento, algum tipo de retorno futuro. Seu cliente agora possui um produto seu, tente passar a sensação de que agora ele faz parte de uma comunidade nova, até mesmo para estar sempre em contato.
Pense em trabalhar o sentimento de felicidade e satisfação que existe ao obter tal artigo.
- Brindes
Pense no que pode ser entregue de forma literal também. Está mandando algum cupom? É bom convencer o cliente a retornar, principalmente na hora de reter uma base de consumidores. Saiba trabalhar com diferentes possibilidades nessa área. Estabeleça combos e kits que auxiliem no retorno. Tente elaborar uma mensagem justa.
Caso sua dificuldade seja maior do que apenas precificar seu produto, confira aqui outras táticas para seu negócio. Saiba como criar uma análise estratégica para a sua empresa.