Ícone do site Comunidade Ecommerce

Como elaborar uma análise estratégica para o seu E-commerce

A análise estratégica é talvez a mais fundamental das etapas para se aplicar dentro da sua empresa. É o que vai diferenciar cada etapa de crescimento do seu negócio. Funciona como conhecimento geral a ideia de que, em 10 anos, muitas empresas terão falido por causa de um planejamento ruim. Para impedir tão ação, você sabe qual o próximo ato a se tomar?

A próxima onda do E-commerce é a logística. Saber diferenciar métrica de alcance é importante. Se você tiver um milhão de seguidores, mas sua conta chegar apenas para 0,1%, de nada vai adiantar esse número gigante. Saber analisar de fato o seu alcance é o formato a ser seguido. Ao fechar o mês, além de analisar o que passou, você sabe o que quer para o mês que vem?

Confira algumas dicas que podem te auxiliar na hora de organizar seu futuro!

Como proceder com sua análise estratégica

Para saber se organizar, é necessário pensar. Preparamos uma lista com alguns caminhos para seguir.

No dia a dia do negócio, é importante saber exatamente o que está sendo feito e o motivo. Cada ação vai gerar alguma reação, portanto questionar é importante. Ao cumprir uma obrigação, pergunte-se sempre: “por que eu estou fazendo tal tarefa?” Se a resposta for porque ela foi priorizada, pergunte-se “por que ela foi priorizada?”

São ações simples mas que são capazes de te colocar no dia a dia da sua empresa. Saiba as etapas

Entenda sempre que, quando um erra, todos erram. Isso se da porque a empresa deve ser um ambiente orgânico. Com todo mundo desenvolvendo em conjunto, a empresa cresce junto. Ninguém deve ficar para trás na curva de aprendizado.

Lembre-se: a soma das partes sempre vai ser mais atrativa.

Além de estar aprendendo junto saiba como funciona o mercado atualmente. A busca por competências complementares é a chave para, além de todos produzirem coisas diferentes e ensinarem um para o outro, facilitam na solução dos problemas.

E atrativo pro quesito criativo do grupo.

Saber o que ocorreu é importante, mas é bom planejar, dentro disso tudo, o amanhã. Quando Zuckerberg analisou uma possível queda no Facebook, investiu em influencers para trabalharem tanto na plataforma, quanto no Instagram. Soube investir no Whatsapp. Adaptou a ferramenta dos stories. Nunca ficou parado na hora de analisar o amanhã.

É claro que o investimento do Zuckerberg pode ser diferente do seu. Isso não importa. O foco é estar sempre antenado no que será feito depois. Qual seu próximo objetivo?

Sair da versão mobile