Montar um e-commerce de sucesso em apenas 3 passos é possível! Muitas vezes, ao pesquisar sobre o tema, muita gente acaba ficando confusa. É muita informação, com várias fórmulas mirabolantes que encontramos por aí. Então, que tal simplificar?
Vamos apresentar nesse artigo apenas 3 passos macro que abrangem diversos micro estratégias para começar o seu e-commerce de sucesso a curto, médio e longo prazos.
Quer entender melhor? Fique ligado neste artigo, ou veja esse conteúdo no vídeo Como montar um ecommerce de sucesso em 3 passos. Aproveite e veja também outras dicas da Comunidade Ecommerce no Youtube, deixe seus likes e assine o canal!
Passo 1: Aquisição
No passo da aquisição dos clientes você precisa mostrar a sua marca e o seu conceito para o maior número de pessoas possível. Sua mensagem precisa ter alcance!
Ao contrário do que muita gente pensa, esse não é um trabalho apenas de tráfego, seja ele orgânico ou pago. Você pode trabalhar com vários pilares para mostrar a sua mensagem para cada vez mais pessoas.
Por exemplo, pense em fazer parcerias com influenciadores e marcar presença em diferentes plataformas de marketplaces, trabalhando mais e melhores canais de aquisição.
A ideia é adquirir clientes e oferecer uma boa experiência de compra para cada um deles, mesmo que isso signifique sacrificar um pouco a sua margem de lucros. Nos próximos passos você vai entender que perder um pouco aqui pode significar ganhar mais lá na frente.
Dica Comunidade Ecommerce! Loja virtual: 3 coisas que você precisa saber antes de criar uma
Passo 2: Conversão
Após o primeiro passo você já tem uma base conquistada de clientes e isso é muito bom, porque você já pode passar para a segunda etapa, a conversão.
Há diversos empresários online que fizeram bem o primeiro passo, mas não conseguem converter essa base adquirida de clientes em vendas e isso pode ter diversos motivos. Entendê-los é fundamental.
Se você tem uma loja virtual, cuide muito bem dela. Faça com que a usabilidade seja excelente e o visual seja muito limpo. Quanto menos cliques o cliente precisar para realizar a venda, melhor.
Trabalhe também as suas condições comerciais. Frete baixo (ou de graça, preferencialmente) atrai muitos clientes.
Não se esqueça também de analisar a concorrência. Ele oferece produtos mais baratos? As condições de venda dele são melhores? Cada tópico conta muito nesse mundo competitivo.
Além disso, invista no relacionamento com o cliente, ficando de olho no WhatsApp, chat e redes sociais. Seu cliente merece ser respondido quando te procurar. Facilite a vida dele, isso melhora as suas vendas.
Usabilidade das ferramentas e se relacionar bem são mantras que todo empresário de vendas online precisa ter no seu dia a dia. Isso tem um impacto enorme na conversão.
Dica Comunidade Ecommerce! Dropshipping: como começar com o Aliexpress e Nuvemshop
Passo 3: Retenção
Uma vez que você já está vendendo, aproveite a oportunidade e retenha o seu cliente. Se ele fez uma compra, já conhece o seu canal de vendas e você já tem informações sobre esse cliente. Não perca a oportunidade e invista nesse cliente.
É muito mais barato fazer novas vendas para quem já comprou de você anteriormente do que estar à busca de novos clientes todos os dias. Lembre-se, seus concorrentes estão de olho nos seus clientes e cuidar bem deles, mantendo-os no seu canal, é fundamental.
Mais uma vez o relacionamento é a chave. Uma vez que você tem o contato do cliente, converse com ele. Isso não é apenas disparar ofertas, mas sim buscar saber quais são os problemas pelos quais ele passa e que você pode resolver.
Pergunte se a compra foi ok, se a entrega foi como o planejado, se ele precisa de ajuda com o produto adquirido. Pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença. Tudo isso é retenção de clientes.
Outra boa dica é ficar de olho no ciclo de vida do seu produto. Se você vende, por exemplo, um colchão, procure aquele cliente que comprou de você há alguns anos. Talvez ele nem esteja pensando e um novo colchão, mas ao receber o seu contato, vai descobrir que tem um problema e que você está lá para ajudar a resolver.
Perceba que esses três passos formam um ciclo. Quanto mais rápido você conseguir fazer com que esse ciclo gire, maior será o seu resultado.
Dica Comunidade Ecommerce! Tráfego pago: como começar certo e não perder dinheiro
Seja mais um membro da Comunidade Ecommerce!
Nós também queremos conhecer as suas dicas, trocar ideias, ouvir suas experiências e dividir soluções para que a venda virtual de todos nós seja cada dia melhor.
Deixe seu comentário, e venha se inscrever no canal Comunidade Ecommerce no Youtube. Juntos vamos fazer mais e melhores negócios!