O TikTok está agora incentivando os criadores de conteúdo a experimentar o compartilhamento de vídeos longos no formato horizontal, semelhante ao estilo popular no YouTube.
Nesse sentido, essa mudança marca uma nova abordagem da plataforma chinesa para competir com o YouTube em seu próprio terreno.
Orientação aos usuários e impulso de visibilidade
A plataforma começou a enviar orientações aos usuários do TikTok, oferecendo um impulso de visibilidade por 72 horas para vídeos compartilhados nesse formato.
sendo assim, isso reflete a intenção do TikTok de promover ativamente o conteúdo horizontal em sua plataforma.
Critérios de elegibilidade e conteúdo
Para ser elegível a esse benefício, os usuários devem ter uma conta com mais de três meses e o conteúdo compartilhado deve ser original.
Ou seja, não publicitário e não vinculado a contas governamentais, políticos ou partidos.
Assim sendo, vídeos de dublagem são desencorajados nesta iniciativa.
Leia também: Como ganhar dinheiro com o TikTok: aprenda a ser um afiliado
Hashtag opcional e intenção de facilitar a busca
Embora a inclusão da hashtag #longervideos seja opcional, ela destaca a intenção do TikTok de facilitar a busca por vídeos longos na plataforma e promover sua divulgação entre os usuários.
Oportunidade para maior receita e espaço publicitário
A transição para vídeos longos na horizontal representa uma oportunidade para o TikTok gerar mais receita com anúncios.
Este formato é preferido pelos anunciantes e permite à plataforma vender mais espaços publicitários em um único vídeo, seguindo uma abordagem semelhante à do YouTube.
Esta nova estratégia do TikTok visa não apenas diversificar seu conteúdo, mas também expandir suas oportunidades de monetização e atrair mais criadores de conteúdo para a plataforma, consolidando ainda mais sua posição como um dos principais players no cenário das redes sociais.
E aí? O que você achou dessa iniciativa? Deixe nos comentários!