É normal que dúvidas pairem sobre a cabeça de quem está pensando em abrir a sua própria loja virtual. Nessa hora, se informar é a prioridade. Essa é a melhor forma de evitar erros comuns e já dar a largada no novo negócio a todo vapor.
Por exemplo, é muito natural confundir o conceito de e-commerce com o de loja virtual. Esse é um erro muito comum que faz com que muitas pessoas entendam a loja virtual como a única porta de entrada no mundo do e-commerce.
Em primeiro lugar, loja virtual não é sinônimo de e-commerce. A lojinha montada na internet é como uma loja mais tradicional, um espaço (neste caso, virtual) para a venda de produtos físicos. O conceito de e-commerce vai bem além, é bem mais amplo.
Entender que a loja virtual é apenas um modelo de negócio entre tantos que o e-commerce proporciona é compreender melhor o terreno em que você investidor vai colocar o seu dinheiro. Conhecer outros modelos é fundamental.
Este artigo vai explicar melhor essa história e apresentar três outros conceitos fundamentais que você deve conhecer antes de montar a sua loja virtual.
Você também pode ver este conteúdo em vídeo. Para isso, basta clicar no link: Loja Virtual: 3 coisas que você precisa saber antes de criar uma. Aproveite e veja também outras dicas da Comunidade Ecommerce no Youtube, deixe seus likes e assine o canal!
Primeiro: preparação da loja
Preste bastante atenção a essa dica: a loja virtual não é o melhor modelo de negócio para começar a vender produtos físicos na internet! Vamos explicar melhor. Antes de começar a vender você tem três passos fundamentais:
Montar a loja
Para montar uma loja virtual você precisa: escolher e comprar um domínio e logo depois e escolher uma plataforma para hospedar a loja virtual e investir em um plano (se a plataforma for paga).
A partir de então, você precisa investir um bom tempo para a configuração a loja, cadastro de produtos (com descrições muito bem feitas), produção de imagens para esses produtos e para os banners, cadastros de preços e categorias, descrição da loja (o famoso quem somos).
Há ainda a fase do desenvolvimento das políticas da loja. Como serão as entregas? Como serão feitas as trocas? Como será o relacionamento com os clientes?
É bastante coisa para pensar e para executar e isso demanda tempo entre o momento em que você decide abrir o seu site e ele estar efetivamente pronto para começar as vendas.
Dica Comunidade Ecommerce! Mercado Livre: faça isso e não fique mais sem vender
Escolher produtos
É muito raro (e até desaconselhável) uma loja virtual trabalhar com apenas um, dois ou até cinco produtos. Para vender bem, você precisa de um mix maior para atrair os mais variados clientes.
É preciso oferecer opções para que você tenha um maior poder de retenção dos visitantes no seu site. Esse é mais um problema de começar o seu e-commerce com uma loja virtual.
Para oferecer uma gama maior de produtos você vai precisar criar um estoque de itens que você ainda nem tem a certeza de que serão um sucesso de vendas. Isso representa risco.
Dica Comunidade Ecommerce! Como Vender Mais Entendendo o Algoritmo do Mercado Livre
Investir em tráfego
Outro ponto importante. A partir do momento em que você abre uma loja virtual é necessário que os usuários da internet o vejam, e isso demanda mais um investimento.
Sem investir em tráfego, a sua loja fica escondida e não alcança os consumidores. O resultado, é claro, é que você não terá as vendas que precisa para manter o negócio simplesmente porque as pessoas não sabem que a loja existe.
Para conquistar visitas você vai precisar fazer anúncios, investir em marketing e na divulgação da loja. Tudo isso demanda tempo e dinheiro. Aliás, os gastos com tráfego pago e os anúncios para atrair visitantes qualificados e compradores podem ser maiores do que você espera.
Claro, você também pode apostar em SEO e mídias sociais para gerar tráfego orgânico. O problema e que isso não gera previsibilidade. Você pode até vender bem em um mês, mas nunca terá a certeza de manter resultados semelhantes nos próximos meses. Isso é ruim para os negócios.
Dica Comunidade Ecommerce! Como começar vender todos os dias no Mercado Livre
Segundo: validação de produtos e processos
Entender os produtos nos mínimos detalhes e os processos que fazem o seu e-commerce funcionar são necessidades para quem deseja atingir os melhores resultados.
Qual é o produto que você tem mais facilidade de compra e que você vai vender mais com uma melhor margem de lucro? Essa é uma pergunta de ouro que é mais facilmente respondida quando você não precisa investir em estoque, como é o caso de uma loja virtual.
Responder cada uma dessas questões leva tempo, e quanto menor ele for, mais rapidamente você vai entender quais são as melhores estratégias para vender mais todos os dias, validando os produtos e os processos, melhorando nos detalhes que porventura forem precisos.
Dica Comunidade Ecommerce! Como montar um ecommerce de sucesso em 3 passos
Terceiro: entender a usabilidade
Você que está criando um negócio de e-commerce certamente também é um cliente e muito provavelmente já fez compras online. Em algum momento você deve ter entrado em um site confuso, no qual é difícil escolher produtos e até encerrar a compra.
Esses são problemas de usabilidade do site que certamente você não quer na sua loja virtual. As categorias devem estar bem organizadas, os banners bem dispostos na vitrine, os produtos bem escolhidos e facilmente encontrados e o melhor posicionamento dos botões são passos de usabilidade que fazem diferença.
A melhor usabilidade faz diferença na conversão que o site vai ter. Em outras palavras, um site de e-commerce bem planejado, configurado e executado vende mais produtos. Entender a usabilidade é um passo fundamental para a busca de resultados.
Dica Comunidade Ecommerce! Tráfego pago: quanto investir em anúncios no Facebook ads?
Marketplaces são um bom negócio?
Neste artigo mostramos que uma loja virtual tem alguns detalhes que precisam ser entendidos antes que o investimento nele comece a ser feito, e que há sim dificuldades neste processo que fazem dele uma opção não tão boa para quem está começando no e-commerce.
Isso quer dizer que a loja virtual é um mal negócio? A resposta é: não, o site de vendas pode ser um excelente negócio e faz total sentido que você tenha um.
O que tem que ficar claro é que outros canais de venda, como os marketeplaces, são uma melhor forma de entrada neste tipo de negócio. Eles já têm visitantes, páginas otimizadas para conversão, ótima usabilidade e confiabilidade.
Nos marketplaces você tem ferramentas para tornar este tempo de maturação do negócio bem menor, fazendo com que a engrenagem possa girar de forma mais rápida e trazendo resultados mais rápidos do que em uma loja virtual.
Claro, você terá outros desafios quando investe nos marketplaces, afinal você estará concorrendo com centenas de outras pessoas que também querem vender seus produtos na internet.
Um passo decisivo para se destacar é obter informações. Conheça o canal Comunidade Ecommerce no Youtube, veja mais vídeos, obtenha as melhores dicas e juntos vamos fazer mais e melhores negócios!