Ecommerce de sucesso: 5 pilares essenciais

Conhecer as estruturas que fundamentam um negócio de ecommerce de sucesso é o jeito certo de iniciar as atividades de uma loja virtual. Existem pilares básicos que fundamentam esse tipo de negócio e entendê-los é o primeiro passo rumo a melhores resultados.

Imagine que você vai construir uma casa. O primeiro passo é criar uma base sólida, ou você corre o risco de um desmoronamento no futuro. Com o e-commerce é a mesma coisa! Os cinco pilares que vamos apresentar neste artigo são a estrutura que vai além da loja virtual em si e orienta a montagem do negócio de forma sustentável.

A Comunidade Ecommerce mergulhou no assunto e traz esses princípios básicos para você, é só seguir a leitura ou então ver o vídeo Ecommerce de sucesso: 5 pilares essenciais no Youtube. Vamos lá?

Ecommerce de Sucesso

Pilar 1 – Conheça intimamente o nicho, a persona e o produto

Entender o que são nicho, persona e produto é fundamental. Começar uma loja virtual sem eles é como sair de casa com o carro e não saber qual é a direção a ser tomada. Vamos às definições:

  • Nicho – É o segmento de mercado ao qual você pretende atuar. Por exemplo, o ramo da moda é um nicho, assim com o de suplementos alimentares. Quanto melhor for a escolha do nicho, maior a possibilidade de sucesso do negócio.
  • Persona – É o público que você busca atingir dentro de um determinado nicho. Escolher bem o seu “alvo” e criar diálogo com ele é uma ferramenta poderosa.
  • Produto – É o que você vai comprar e vender. O melhor caminho é evitar produtos cuja concorrência seja muito grande, pois grandes players podem comprá-lo com condições muito melhores, “sufocando” o seu negócio.

Pilar 2 – Adquira tráfego

Quem não é visto não consegue vender, isso é claro. Uma vez que você atua em um bom nicho, tem um bom produto e sabe qual é a persona a ser atingida, é preciso fazer com que esse público chegue até o seu e-commerce.

Lembre-se que na internet você concorre com milhões de outras informações pela atenção das pessoas e atrair tráfego qualificado é uma necessidade. Aprender a fazer isso é uma necessidade urgente para o início da sua loja virtual.

Dica! Veja o vídeo “5 fontes de tráfego para seu ecommerce” e conheça mais sobre o assunto.

Pilar 3 – Invista em ações de vendas

Proatividade é uma característica do bom vendedor e isso não é diferente nas vendas online. Não basta cadastrar os produtos na loja e esperar que as vendas aconteçam. Não há mágica, é necessário tomar atitudes.

Por exemplo, uma data comemorativa é uma ótima oportunidade para criar uma ação de vendas, assim como determinados períodos do ano. Início da primavera, carnaval, black friday, uma data no final do mês, queima de estoque… Qualquer desculpa é um bom motivo para a criação de um “gancho” para vender mais.

Você pode ainda investir em algum brinde, ou apostar em promoções, o importante é chamar a atenção do seu potencial cliente. O limite para campanhas promocionais é a imaginação do vendedor.

Pilar 4 – Entenda o fluxo de caixa e margem de lucro

Conhecer o seu negócio na ponta do lápis evita imensas dores de cabeça. Na verdade, é uma obrigação do dono perante ao negócio. Conhecer o fluxo de caixa e a margem de lucro proporciona subsídios para tomadas de decisão fundamentais para a saúde do negócio. Vamos a mais dois conceitos:

  • Fluxo de caixa – De forma simplificada, é a diferença entre todos os recursos que estão entrando e saindo da empresa em um determinado período de tempo.
  • Margem de lucro – É a porcentagem adicionada ao custo total do produto que o comerciante ganha com a comercialização. Em outras palavras, é o quanto você lucra a cada venda.

Se você não entende o quanto tem a pagar e a receber, não entende o seu negócio e isso é um risco enorme. Há casos em que as pessoas trabalham para “comprar prejuízo”, ou seja, estão pagando para manter aberto um negócio que não dá lucro, e nem se dão conta disso por não entender esse pilar do e-commerce de sucesso.

O ideal é fazer o controle do fluxo de caixas pelo menos uma vez por semana, já projetando entrada e saída de recursos para os próximos meses.  Com isso é possível planejar qual é a margem de lucro necessária, se é preciso criar novas ações de vendas e tomar muitas outras decisões estratégicas.

Pilar 5 – Fique de olho no Lifetime value

Mais um conceito imprescindível para o seu negócio:

  • Lifetime Value – É o valor que um cliente retorna para o seu negócio ao longo do tempo. Ou seja, é o quanto você pode potencialmente vender para um cliente.

Lembre-se, você investiu para conhecer o nicho e a persona das suas vendas, adquiriu o produto a ser comercializado, gastou para gerar tráfego e em ações de venda. Tudo isso está bem descriminado no seu fluxo de caixa.

É bem provável que a primeira venda nem gere lucro, mas aí entra o lifetime value. O seu cliente precisa sentir que a negociação foi boa e isso fará com que ele volte, comprando novamente. Aí você está muito mais perto do lucro e do e-commerce de sucesso. Cliente satisfeito é cliente que volta.

Quer mais dicas? Venha navegar no nosso canal do Youtube e tenha muitas outras dicas para que o seu e-commerce cresça e tenha muito mais sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *