Você já se perguntou se é possível fazer dropshipping na Shopee?
Assim sendo, o dropshipping é um modelo de logística que permite que o lojista venda sem ter estoque próprio.
Na prática, o processo funciona de forma bem parecida com um ecommerce tradicional. A grande diferença é que a entrega dos produtos é realizada pelo fornecedor, não pelo lojista.
Dessa forma, muitas pessoas querem testar esse mercado antes de criar a sua própria loja virtual e, para isso, começam a fazer dropshipping em marketplaces.
Nesses casos, a Shopee é sempre uma das primeiras opções que vem à mente, já que é um ambiente com muita visibilidade e que recebe a visita de milhares de usuários todos os dias.
Assim sendo, unir as vendas por dropshipping com todo o tráfego da plataforma seria perfeito. Mas será que a plataforma permite essa prática? Neste artigo, reunimos todas as informações sobre dropshipping na Shopee. Acompanhe!
Conhecendo o Marketplace da Shopee
A Shopee é um marketplace de origem asiática que permite que pequenos e médios empreendedores cadastrem e vendam seus produtos sem grandes complicações.
Assim sendo, a plataforma existe desde 2015 e chegou ao Brasil em 2019.
De lá para cá, é possível encontrar um número cada vez maior de produtos com preços variados e condições de frete grátis diferenciadas.
Para começar a vender na Shopee, você precisa criar o seu login para ter acesso à Central do Vendedor.
Assim sendo, você se tornará um dos lojistas desse marketplace, que é como um shopping virtual que reúne várias lojas em uma única plataforma com uma estrutura pronta para vender.
Leia também:
Políticas de Dropshipping na Shopee
Não é permitido fazer dropshipping na Shopee.
Essa informação está clara em um artigo publicado na Central de Educação ao Vendedor da plataforma em junho de 2022.
O marketplace não permite que você venda sem ter um estoque próprio, que é a principal característica da prática de dropshipping.
O lojista que tentar fazer dropshipping pela Shopee pode, inclusive, ser banido da plataforma e receber pontos de penalidade.
Mas, se você quer realmente começar a vender com esse modelo de logística, confira abaixo o guia de como fazer dropshipping e saiba como e onde começar a vender.
Alternativas ao Dropshipping na Shopee:
- Crie sua loja virtual e venda pela internet pelo seu computador
Alternativas Viáveis
Como mencionamos, não é permitido fazer dropshipping na Shopee. Então, para não correr o risco de ser banido, a melhor opção é criar uma loja virtual própria em uma plataforma fácil de usar e que permita a venda por dropshipping, saiba mais neste artigo sobre plataformas de ecommerce e escolha a sua!
Assim sendo, isso permite que você monte a sua loja de dropshipping do seu jeito, com mais controle sobre as operações e com a possibilidade de expandir o seu negócio no futuro, inclusive evoluindo para a venda com estoque próprio, que pode garantir uma margem de lucro mais alta graças à negociação de mercadorias em maior volume.
Outra opção, é realizar dropshipping em marketplaces, como o Mercado Livre e a Amazon.
Dessa forma, você não precisa se preocupar com a criação de uma loja virtual.
No entanto, pode ser difícil escalar as vendas nessas plataformas, já que elas têm foco na velocidade de entrega e não prioriza os anúncios de dropshipping.
Consequências e Penalidades
Se você fizer dropshipping na Shopee, estará sujeito a penalidades como suspensão de anúncios, redução da visibilidade na plataforma e até banimento total da sua conta.
Isso porque, como vimos, a plataforma deixa claro que essa prática vai contra seus termos de uso.
Se você for banido da Shopee, poderá recorrer da decisão abrindo um chamado na Central de Atendimento ao Cliente e aguardando um contato do setor responsável.
Saiba Mais:
Apesar de não permitir a prática de dropshipping, a Shopee ainda é uma ótima opção de marketplace para comercializar produtos de estoque próprio.