O Instagram é importante para você que investe em e-commerce. Não importa o que você vende, pode ser um produto físico ou um serviço, e também não interessa o nicho no qual você trabalha. Essa plataforma pode se transformar em uma máquina de vendas e isso depende de você!
Muita gente já percebeu isso e aproveita as oportunidades que o Instagram oferece para vender, mas também há muita gente que até tentou com diversas estratégias, mas sem nenhum sucesso de vendas.
Existem técnicas para transformar essa rede social em, de fato, uma plataforma de vendas. A Comunidade Ecommerce já preparou até um vídeo com essas dicas que você pode ver aqui: Como vender no Instagran para Ecommerce. Ou então, siga a leitura e saiba tudo sobre o assunto!
Entenda o Funil de Vendas no Instagram
Não existem milagres no ramo das vendas, sejam elas físicas ou virtuais. O que há é um processo de captação de possíveis clientes, que passa por um processo de convencimento, até que, finalmente, a venda seja concluída. Esse conceito é conhecido como Funil de Vendas.
Entendendo melhor, em primeiro lugar expomos o nosso produto ou serviço para um público frio que representa um número altíssimo de pessoas. Claro, a maior parte desse público provavelmente nem conhece a nossa marca e não vai chegar até o final do processo de compra, mas a nossa captação está só começando.
De dentro do público frio, tiramos o público morno, que apresenta algum interesse na compra. Mais uma seleção é feita e chegamos então ao público quente, que é quem realmente está interessado em fechar negócio e vai se tornar seguidor do nosso e-commerce no Instagram. Esse é o público que quer continuar recebendo seus posts para no futuro decidir por uma compra.
Pensa que acabou? Que nada! Há ainda mais uma jornada na qual é preciso transformar o seguidor em prospect, um possível cliente. Aí chegamos enfim ao passo derradeiro, transformar o prospect em cliente, fechando o negócio e realizando a venda.
A dúvida então é como transformar o público frio em morno e depois quente dentro do Instagram? E como fazer para garimpar prospects no público quente e fazer o convencimento de compra? Existes técnicas para isso e vamos mostrar agora!
Dica! Veja o vídeo “Ecommerce de sucesso: 5 pilares essenciais” e solidifique o seu business.
Conteúdo relevante para todos os tipos de público
Trabalhar em rede social é entrar em uma disputa feroz pela atenção de todos. Se você tem Instagram, Facebook, Twitter ou outros, pode fazer um teste agora mesmo. No seu feed, provavelmente vão aparecer posts de amigos, notícias que podem (ou não) ser do seu interesse, piadas, imagens “fofas”, mensagens das mais variadas e, é claro, e-commerce tentando fazer suas vendas.
Assim, em primeiro lugar para fazer vendas no Instagram, é preciso criar conteúdos que gerem interesse no público frio para que ele se engaje continue recebendo os posts do seu e-commerce. Você neste momento está se apresentando, chamando a atenção do público para que ele se torne morno.
Uma dica importante: teste diversos tipos de conteúdo para saber qual deles realmente se transforma em engajamento. Queremos que as pessoas deem uma curtida, veja o vídeo, marque um amigo ou compartilhe a publicação.
Trabalhar com hashtags, que fazem um agrupamento de públicos com os mesmos interesses, e impulsionar a publicação, colocando dinheiro para atingir um público maior, também são estratégias positivas.
Lembre-se: a pessoa está tendo contato com a sua empresa por meio da publicação, então ela precisa ter qualidade. Um português irretocável é fundamental, assim como o cuidado para não ofender minorias no Instagram, o que pode acabar tendo um resultado bem negativo.
Dica! Veja o vídeo “5 fontes de tráfego para seu ecommerce” e conheça mais sobre o assunto.
Invista para ganhar mais
Quando você impulsiona sua publicação, você pode “orientar” o Instagram sobre o público que o post deve atingir. Você pode escolher por faixa de idade, média de renda, localização geográfica, interesses ou ainda diversos outros filtros.
O Instagram também oferece, por meio do Bussines Manager, conhecer qual é o público que se engajou com as suas publicações, dando um relatório das suas características. Dessa forma, você tem uma pista muito clara de como fazer em um próximo impulsionamento para atingir ainda mais gente.
Outra estratégia bem interessante de impulsionamento de e-commerce no Instagram é ir diretamente ao ponto.
Explicando melhor, existem conteúdos mais amplos que devem ter como foco o público frio. Para ele, você quer mostrar a marca, o produto e despertar interesse. Por outro lado, se esse é um trabalho que você já fez, a dica é direto a quem já demonstrou interesse anterior.
Para anunciar uma promoção, é muito mais estratégico impulsionar esse post para o público morno (que já se engajou) ou quente (que já é seu seguidor), afinal esse é um grupo de pessoas que já sinalizou algum desejo de compra.
Uma parte do público quente já até entrou em contato com você via Messenger, uma mensagem direta, ou via comentários nas publicações. Essas são pessoas que estão com o cartão de crédito na mão à espera de uma oportunidade. Cabe a você criar ações, ofertas e transformar o seu Instagram em uma poderosa ferramenta de vendas.
Seja mais um membro da Comunidade Ecommerce!
Nós também queremos o seu engajamento para que cada vez mais gente posa trocar ideias, contar suas experiências e dividir soluções para que a venda virtual de todos nós seja cada dia melhor.
Deixe seu comentário, e venha se inscrever no canal Comunidade Ecommerce. Juntos vamos fazer mais e melhores negócios!